Com time você não tem a mesma facilidade de ter um plantel da maneira como você quer como em convocações, no mesmo você pode escolher dentro os melhores do mundo, mais antes de convocar uma seleção, você precisa criar um objetivo com a formação, ou seja, fazer gols com o avanço dos laterais, fazer gols com a armação dos meias e fazer gols com a velocidade e finalização dos atacantes, então veremos abaixo o tipo de característica que pode ajudar no comando do plantel da equipe:
4-4-2 Personalizado
Este é um estilo de formação que uso muito no Brasfoot, quando tenho dois Atacantes que utilizam o mesmo lado, no caso da Imagem o 17 e o 20, veja agora as características para cada posição:
Zagueiros
7 - Cabeceio e Marcação ou Desarme
8 - Marcação e Desarme ou Resistência
Laterais
4 - Cruzamento e Passe ou Finalização
3 - Cruzamento e Passe ou Marcação
Meio Campo
11(E) - Desarme e Marcação ou Passe
12 - Finalização e Armação ou Passe
13(D) - Drible e Passe ou Armação
15 - Finalização e Passe ou Armação
Ataque
17(D) - Finalização e Drible
20 - Finalização e Cabeceio
Como você pode ver no esquema, o lado esquerdo é o mais livre, mais que o espaço deixa os atacantes com mais liberdade de fazer gols.
Substituições do esquema 4-4-2: É importante ter cuidado nas substituições, não colocar jogador de mesma função ou mesmo lado, as características tem que ter ao menos uma diferente para que a equipe mude um pouco o esquema durante a partida
Observações do esquema: O que sofre mais no esquema é a defesa, o ponto mais forte do esquema é o ataque com o meia-atacante (13), e tem também o elemento surpresa (12), jogador que chega de trás finalizando ou criando. Esse foi o esquema 4-4-2 personalizado.
4-3-3 Tradicional do Brasfoot
O tradicional esquema 4-3-3 que pode ajudar a equipe na hora do desespero com o apoio dos laterias que chegam cruzando para o centroavante que cabeceia que no caso é o 20.
Zagueiros
7 - Desarme e Marcação ou Resistência
8 - Marcação e Desarme ou Resistência
Laterais
4 - Cruzamento e Passe ou Finalização
3 - Cruzamento e Velocidade ou Marcação
Meio Campo
11(D) - Passe e Marcação ou Desarme
12 - Passe e Armação ou Drible
13 - Armação e Passe ou Finalização
Ataque
17(E) - Finalização e Velocidade ou Passe
20(E) - Finalização e Cabeceio
16(D) - Finalização e Cabeceio ou Passe
Como você pode ver é realmente a formação mais ofensiva no momento que pode ajudar muito com o apoio dos laterias e os meias, e com a marcação dos triângulo 11, 7 e 8.
Substituições do esquema 4-3-3: É sempre bom ter meias disponível para substituição, pois dar liberdade para você pode fazer um esquema como na imagem anterior, e até mesmo criar outro tipo de esquema que envolva a substituição do Atacante Central por um atacante que Drible e Finalize mais que fique mais atrás, seja qual for o seu lado esse atacante que entra deve ser centralizado atrás. (Como no 17 do esquema anterior)
Observações do esquema: A equipe fica bastante ofensiva, mais tem que ser um esquema de marcação pesada, pois só são 3 os que marcam e desarmam pra valer, se o meio fica fraco a zaga fica mais vunerável a levar gols.
Bom galera isso foi tudo, duas formações que podem ajudar na hora da convocação, para que o técnico tenha objetivos com tais jogadores e não só convoquem pelo o nome ou por sucesso, mais que tenham algum fundamento na hora da partida, esse foi mais uma dica análise da série Jornada com Seleções, até a próxima.
Comentários